sexta-feira, 24 de maio de 2013

DECRETO DE CRIAÇÃO DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS DO PARQUE FLORA

Decreto 30/78: Cria a Paróquia de Nossa Senhora das Graças de Parque Flora e estabelece os seus limites.

Considerando que a Paróquia de Nossa Senhora das Graças de Parque Flora, situada no município de Nova Iguaçu, existe como paróquia independente desde o dia 07 de janeiro de 1968, por criação verbal da Autoridade Competente;

Considerando que de sua área inicial foram desmembradas as atuais Paroquias de Nossa Senhora da Conceição de Tinguá, Sagrada Família da Posse, Santa Rita do bairro Santa Rita, São Miguel  de Miguel Couto e São Sebastião de Vila de Cava;

Considerando que até a data atual não tinha sido feita sua ereção canônica, o Bispo Diocesano com seu Conselho Presbiteral (sessão de 22/08/78), ouvidos todos os interessados, resolveu erigi-la canonicamente, como realmente o faz pelo presente decreto, fixando-lhe os seguintes limites:

Ao Norte, parte do ponto onde a Estrada São José encontra a Estrada do Sítio (próximo à Pedreira da Cerâmica), segue por cima dos morros acompanhando o divisor das águas até o cruzamento do Oleoduto da Petrobrás com a E.F. da R.F.F.L.A., perto do Rancho Fundo ou Vila Formosa, confrontando com a Paróquia de Santa Rita do bairro Santa Rita.

A Leste, acompanha o leito da E.F. da R.F.F.L.A. até seu cruzamento como Rio das Botas, confrontando com as paróquias de Miguel Couto e São Judas Tadeu de Heliópolis.

Ao Sul, confrontando com a Paróquia de Santa Rita de Cássia de Cruzeiro do Sul, sobe o curso do Rio das Botas até encontrar o valão desviando à direita - agora confrontando com a Paróquia da Sagrada Família da Posse pelo dito valão para atingir a Rua Oiticica, segue pela rua Oiticica até atingir a Estrada Caioaba pela Alameda Pita, segue pela Estrada Caioaba e Rua Império até a Estrada Luiz de Lemos. Segue pela Estrada Luiz de Lemos na direção de Nova Iguaçu atingindo a Estrada do Ambaí pelas ruas Assembléia e Uruguaiana, devendo se notar que até o alto do morro à direita fica pertencendo à Paróquia da Posse.

Ao Sudoeste, ainda confrontando com a Paróquia da Sagrada Família da Posse, acompanha a Estrada do Ambaí na direção de Santa Rita até a rua Julio Kenger, seguindo por esta até a Estrada Velha de Santa Rita, daí segue em linha reta por cima dos morros até o encontro da Estrada do Sítio (ou Projetada) com a Estrada de São José, que foi o ponto de partida.

Este decreto entra em vigor no dia de sua publicação. Será lido perante a Comunidade Paroquial e lançado no Livro de Tombo.

Catedral de Santo Antônio, 23 de agosto de 1978.

+ D. Adriano Hypolito.

_________________________________________________________________________________


Com a criação da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, pelo decreto 43/01, de 25 de março de 2001 e assinado por D. Werner Siebenbrock, a Paróquia Nossa Senhora das Graças de Parque Flora, trasferiu para a paróquia criada, além da Comunidade Nossa Senhora de Lourdes - fundada em 1958, por ocasião do centenário da aparição de Nossa Senhora de Lourdes, por D. Agnelo Rossi e pelo Pe. João Müsch -, que passou a ser a matriz paroquial, as comunidades dos Sagrados Corações de Carmary, Ascensão do Senhor de Boa Esperança, São Gabriel do bairro São Gabriel, Santa Luzia de Caiçara, Cristo Ressuscitado de Nova América e Santa Clara do Jardim da Posse, todas fundadas pelos padres da Congregação dos Sagrados Corações. Cedeu ainda toda a área ao Norte, partindo do encontro da Avenida Henrique Duque Estrada Meyer com a Rua Dr. Emílio.

Nenhum comentário: